Êxtase leva ensaio aberto a pontos turísticos de Oriximiná e exalta a cultura quilombola no projeto junino 2025

Na última sexta-feira, 04 de abril, a Cia de Dança Êxtase de Oriximiná realizou o primeiro ensaio aberto do seu projeto junino 2025, cujo tema é “Ramada: Tradição Quilombola de Fé e Festa”. A atividade aconteceu em dois dos locais mais simbólicos da cidade: a Escadaria do Cai-Cai e a Orla de Oriximiná. A proposta dos ensaios abertos vai além da preparação técnica: trata-se de um convite à população para viver, sentir e celebrar a cultura popular em sua própria cidade. A ocupação desses espaços públicos com arte representa o compromisso do grupo em democratizar o acesso à cultura e fortalecer a identidade oriximinaense.

O tema deste ano homenageia a Festa da Ramada, manifestação cultural tradicional das comunidades quilombolas da região. O projeto busca valorizar a fé, a resistência e a ancestralidade do povo quilombola, conectando dança, música e expressão corporal às histórias de luta, religiosidade e alegria que marcam essa celebração.
Com mais de 20 anos de atuação e recentemente formalizada como associação cultural, a Cia Êxtase de Oriximiná, reafirma sua missão de preservar e promover as tradições locais, formar artisticamente jovens e adultos, e usar a arte como ferramenta de transformação social e valorização do turismo cultural.
O ensaio foi apenas o primeiro de uma série de ações públicas que fazem parte do ciclo junino da Cia Êxtase. Ao longo dos próximos meses, o grupo realizará diversas atividades que integram arte, memória e território, sempre com o olhar voltado para a valorização da cultura oriximinaense.

2 comentários em “Êxtase leva ensaio aberto a pontos turísticos de Oriximiná e exalta a cultura quilombola no projeto junino 2025”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress