Saiba mais
De sonho coletivo a realidade institucional…
De um passo de dança nasceu um movimento: há mais de 20 anos transformando vidas com arte, cultura e identidade amazônica.
Criado em 2001, o grupo Êxtase nasceu em Oriximiná (PA) como uma iniciativa independente de jovens apaixonados por dança e cultura popular. Ao longo dos anos, se consolidou como um dos principais grupos culturais da região, desenvolvendo projetos voltados à arte, formação de público, valorização das tradições locais e inclusão social por meio da dança, do teatro, da música e de outras expressões artísticas.
Participando de eventos, festivais e atividades comunitárias, o grupo expandiu sua atuação para além da dança, promovendo ações educativas, oficinas, campanhas culturais e representações artísticas em diversas comunidades urbanas e rurais. O Êxtase também é conhecido por sua forte presença nos festejos juninos, sendo referência na criação de espetáculos temáticos e criativos.
Em 2025, após mais de duas décadas de atuação contínua, o grupo deu um passo importante em sua história: a formalização da Associação Cultural, Artística e Social Cia Êxtase de Oriximiná (ACASCEO). Agora como entidade jurídica, o Êxtase amplia seu alcance, fortalece parcerias e potencializa sua missão de promover a arte, a cultura, o turismo e o desenvolvimento social na região amazônica.

CONHEÇA NOSSA DIRETORIA
Comprometimento, experiência e paixão pela cultura definem os nomes que hoje lideram a Associação Cultural, Artística e Social Cia Êxtase de Oriximiná – ACASCEO.

Atualmente, está em formação nas áreas de Marketing Digital e Administração, o que amplia sua visão estratégica e sua capacidade de planejamento, execução e comunicação de projetos culturais com impacto real e sustentável.
Com perfil dinâmico, liderança proativa e compromisso com a coletividade, Francisco atua na articulação de parcerias, mobilização comunitária e desenvolvimento de soluções criativas voltadas à cultura, à educação e à transformação social.

Atualmente é o coreógrafo da Quadrilha da Cia de Êxtase de Oriximiná, onde imprime sua identidade artística, unindo técnica, criatividade e respeito às manifestações populares. Sua atuação é marcada pela valorização das tradições locais e pelo incentivo constante à formação de novos talentos.
Como vice-presidente da ACASCEO, Romário lidera e colabora com projetos que promovem o acesso à arte, à cultura e à cidadania, sempre alinhado aos objetivos da associação.
Idealizador de inúmeros concursos e eventos culturais, atua com excelência na criação, planejamento e execução de projetos culturais que estimulam a diversidade, o protagonismo comunitário e a preservação das expressões artísticas da região.